Animação Indústria

Como os animes são feitos: funções ligadas à produção

©Science Saru/Sumito Oowara

Ao longo dessa série, busquei explicar várias funções artísticas indispensáveis na produção de animes — afinal, animação é arte, e sem os artistas ela nem existiria. No entanto, para que animes comerciais tenham a chance de serem produzidos e finalizados, existe um outro setor de profissionais tão importante quanto, mas que não costuma ser tão valorizado pelos fãs: o setor responsável pela organização e logística.

E, convenhamos, esses dois fatores são muito difíceis de se executar propriamente nessa indústria, tendo em vista seu estado caótico, como venho destacando há bastante tempo.

Existem várias denominações para vários tipos de profissionais que exercem esse tipo de função. Afinal, cada anime terá sua própria circunstância de produção, consequentemente necessitando de funções diferentes.

No entanto, como eu já disse em posts anteriores, o objetivo da série sempre será explicar tudo de forma concisa. Portanto, vou me limitar a apresentar as duas mais comuns, que, atualmente, estão presentes em quase todos os animes.

Assistente de produção (制作進行 Seisaku Shinkou)              

Optei por começar com essa, uma vez que quem atua nessa função está na parte mais baixa da “hierarquia” do âmbito organizacional. Apesar disso, os assistentes de produção são importantíssimos.

Isso porque o dever deles é nada menos que assegurar que tudo vá de acordo com o — frequentemente insano — cronograma de produção, nesse caso de um episódio em específico.

Em “resumo”, eles lidam com todas as inúmeras companhias e pessoas ligadas ao episódio, buscando garantir que todos estão fazendo suas partes corretamente e a tempo, além de juntar, checar e transportar os materiais.

Para quem assistiu ao ótimo anime Eizouken, seria a função exercida pela personagem Kanamori (que está na capa do post).

Pode parecer ok, mas, na realidade, é um trabalho extremamente estressante, ainda mais tendo em vista a situação atual de outsourcing em excesso e a exploração de trabalho, que reinam na indústria.

Inclusive, já ocorreu um incidente muito triste envolvendo um assistente de produção do A-1 Pictures, que cometeu suicídio devido a excesso de trabalho. Desde aquilo, o estúdio vem tentando melhorar a situação de seus profissionais.

No entanto, este, infelizmente, não foi um caso isolado. Essa situação é apenas uma consequência mais extrema do cotidiano desses profissionais.

Além disso, para variar, os salários são baixíssimos.

Production Desk/administrador de produção (制作デスク Seisaku Desk)

Um grau acima na hierarquia, o trabalho dos administradores de produção se estende pelo anime inteiro.

Eles gerenciam o cronograma de produção de todo o projeto, sendo responsáveis por coisas como alocação de orçamento e dos assistentes de produção, além de garantir que o projeto como um todo saia como deveria. São basicamente os “diretores” de organização.

Falando de “diretores”, esse é um fator interessante de se falar sobre as funções de produção. Eles podem chegar a virar diretores gerais de um anime inteiro. Como estão constantemente em contato direto com animadores e outros artistas, além de conhecerem perfeitamente a logística por trás da produção, muitas vezes eles conseguem alcançar essa função devido à habilidade de gerenciar bem um projeto.

É, inclusive, de onde provém boa parte dos diretores de animes, juntamente com aqueles que vieram diretamente dos setores de animação em si.

Enquanto os provindos dos setores de animação tendem a ter mais sensibilidade artística,  os que cresceram sendo produtores costumam ter mais habilidade em manter os projetos nos trilhos. Mas isso não quer dizer que “diretores-produtores” não têm sensibilidade artística.

Para exemplificar, ninguém menos que Shinichiro Watanabe (Cowboy Bebop) e Tetsuro Araki (Shingeki no Kyojin) seguiram o caminho “produtor-diretor”.


Entrevistamos um produtor de animação do estúdio A-1 Pictures, confira!
Leia aos outros artigos dessa série.
Confira mais curiosidades sobre a indústria.
Visite e conheça os nossos parceiros! Nerd Sem ÓculosAnimeverso e Blog LD.

Posts relacionados

Entrevista: Produtor de Animação de Kaguya-sama — Yūichirō Kikuchi [EXCLUSIVO]

Breno Santos

Como os animes são feitos: funções diretamente ligadas à animação

Jacó Neto

Outsourcing: a terceirização nos animes

Jacó Neto
error: O conteúdo está protegido !!