
Nos posts anteriores da série, foram abrangidas etapas mais primárias na produção dos animes. Dessa vez, no entanto, o campo explorado será composto de questões estéticas — exteriores à animação — como cenários e fotografia; ou seja, conheceremos os profissionais responsáveis por fazer o esqueleto animado virar aquele resultado colorido que conhecemos, como é mostrado no gif abaixo.

Cenários (背景 — Haikei) e Direção de arte (美術監督 — Bijutsu Kantoku)
Vamos começar com algo bem intuitivo, que são os cenários. Diferentemente do que se pode pensar, eles não são feitos em conjunto com a animação, mas sim separadamente. Muitas vezes, inclusive, eles não são feitos dentro do próprio estúdio principal do anime, mas sim terceirizados para estúdios especializados nisso.
Atualmente, a maioria dos artistas prefere fazê-los digitalmente, já que é um processo mais viável e eficiente. Apesar disso, alguns estúdios ainda trabalham com cenários tradicionais, pintados à mão, como é o caso do estúdio Pablo, responsável por belos backgrounds como o dessa imagem, tirada do anime Dororo.

Em um só anime, há várias pessoas responsáveis por fazer os cenários, então, logicamente, é necessário que haja alguém para garantir a identidade geral deles, certo? O responsável por isso é denominado “diretor de arte”. A função deles é de, basicamente, elaborar como será a estética externa do anime, desde o que os cenários devem passar para o espectador, até a escolha das cores do anime como um todo.
Falando em cores, há também profissionais específicos alocados para a coloração. Os Coordenadores de Cores (色指定 — Iroshitei) fazem fichas com os modelos de cores, enquanto os responsáveis pela Finalização (仕上げ — Shiage) são simplesmente aqueles que aplicam as cores. Em outras palavras, pintam tudo (atualmente as pinturas são feitas majoritariamente em ambiente digital).
Após passar por tudo isso, temos um resultado como o da seguinte imagem, tirada de uma cena do anime Hyouka.

Apesar de já estar bem perto de estar finalizada, nessa imagem ainda está faltando uma das etapas da produção, que será explanada a seguir.
Fotografia (撮影 — Satsuei)
Essa aqui é, de longe, uma das etapas que mais leva as pessoas a cometerem mal-entendidos. Desde pensar que se refere à decisão da posição da “câmera” em uma cena (que na verdade ocorre nas etapas de storyboard e layout), até deduzir que um diretor de fotografia é aquele que tira fotos de referência para os animadores. Entretanto, consiste em algo bem diferente.
O setor de fotografia é, colocando em termos simples, o responsável por fazer a composição das cenas. No caso, ficam sobre a jurisdição deles coisas como foco e desfoco, mesclar animação 2D com cenários e computação gráfica, além da aplicação de filtros digitais. Após passar por essa etapa, a cena já está finalizada. Para fins de comparação, aí está a cena mostrada anteriormente depois do processo.

Boa parte das ideias que o time de fotografia executa já vêm indicadas no storyboard e/ou no genga, e eles costumam trabalhar diretamente sob as orientações do diretor geral. No entanto, há o caso interessante em que um diretor de fotografia é o nome responsável pela identidade estética de todo um estúdio.
Estou falando do Yuichi Terao, cuja abordagem foto realista e tratamento digital pesado constituem a maior marca do renomado Ufotable. Outro estúdio marcado por se utilizar muito bem de composição de cenas é ninguém menos que o Kyoto Animation.
Podemos concluir, portanto, que um bom uso do setor de fotografia é um grande plus para a qualidade visual (e o contrário também é verdade, vide aberrações como Hand Shakers).
Com isso, concluímos mais essa parte da série. O próximo post já deve ir para uma área mais “escondida” da produção de animes, mas não menos importante: os produtores.
Espero que esse aqui tenha esclarecido algumas dúvidas de vocês sobre o assunto, e não deixem de ver os outros, já que os posts são bem interligados uns com os outros.
Acompanhe os nossos outros posts da categoria.