Animação Editorial Especiais Indústria

Entrevista: Animador do J.C. Staff — Kenichirō Aoki [EXCLUSIVO]

©J.C. Staff/Hiro Mashima

Agitando os fãs de Edens Zero a cada episódio novo que lança, o “Madman” Kenichirō Aoki (青木 健一郎) é o nosso ilustríssimo convidado dessa vez. É uma honra, em nossa segunda entrevista, já termos mais um nome de peso (e de forma exclusiva) para que vocês, caros leitores, possam cada vez mais se aproximar dos talentos da indústria japonesa.

Sem mais delongas, vamos a essa entrevista que está muito bacana.

Pauta por: Jacó Neto, Bursty e Pedro Guaraná
Tradução: Micaela Ohana
Edição final e produção: Breno Santos

Entrevista

1. O que te levou a querer se tornar um animador? Algum artista ou obra em específico te inspirou nesse sentido?

Aoki: Eu queria trabalhar com algo que envolvesse desenhar, e decidi me tornar animador porque eu gostava da animação de Naruto.

2. Você trabalha no estúdio J.C. Staff desde o início da carreira, certo? Poderia nos contar como foi sua trajetória até se tornar funcionário de lá? 

Aoki: Antes de me tornar animador da J.C. Staff, eu estudava animação e ilustração na Universidade de Artes de Tama (em Tóquio).

3. Falando em J.C. Staff, boa parte dos animadores se tornam freelancers, mas você vem mantendo laços com o estúdio até hoje. Quais são as vantagens e desvantagens de estar vinculado a uma companhia em específico?

Aoki: Para mim a questão de organização de horário fica mais simples. Não preciso me preocupar com administração de tempo, então posso me concentrar mais na animação em si.

3.5. Você planeja ficar na J.C. Staff durante toda a sua carreira ou gostaria de virar freelancer algum dia?

Aoki: Pretendo continuar produzindo animes na J.C.Staff. Por enquanto não tenho planos de me tornar freelancer.

4. Desde sua incrível participação em One Punch Man 2, você vem ficando bastante conhecido por conseguir entregar várias cenas de bastante qualidade em um curto espaço de tempo em animes da J.C; como Railgun T, DanMachi e, agora, Edens Zero. É realmente impressionante! Hoje em dia tem muita gente da comunidade ocidental que se refere a você como “Madman” por causa disso, haha. O cronograma dessas produções contribuíram para isso? Como é o seu ritmo de trabalho? 

Aoki: Os prazos da empresa são apertados, então preciso terminar os trabalhos bem rápido. Além disso, eu mesmo gosto e quero produzir mais e mais animações, então quanto mais rápido eu produzir, mais animações eu consigo fazer!

5. A que fator você mais se atenta quando está animando uma cena?

Aoki: Para mim a forma com que a movimentação flui é o mais importante, e por isso não faço desenhos com muitos detalhes. 

6. Quais artistas você diria que são suas principais influências como animador?

Aoki: Gosto muito do Yoh Yoshinari (吉成 曜,). Admiro-o por suas animações com ótimo ritmo.

View post on imgur.com

7. Seu trabalho em Edens Zero vem agradando bastante aos fãs ocidentais, e mesmo alguns que nem são tão por dentro de animação te conhecem. Uma das suas cenas mais apreciadas do anime é a incrível sequência de ação de mais de 2 minutos no episódio 5. Alguns dos cortes do Sibir foram feitos em Kanada-style, certo? Essa seria a segunda vez que você executou suas cenas dessa forma, com a primeira tendo sido no episódio 13 de Railgun T. Você pretende continuar a brincar com esse estilo nos seus próximos trabalhos?

Aoki: Sim, quero continuar imitando a técnica do Kanada nas minhas animações. Ela é bem efetiva e deixa uma impressão forte na tela, por isso quero usá-la mais e mais.

View post on imgur.com

8. O nosso projeto, além do foco na indústria de animes, tem um setor especializado especificamente na franquia Toaru. Dito isso, estamos bastante cientes e admiramos bastante seu ótimo trabalho em Railgun T. Qual cena você mais gostou de animar na série? E qual foi a mais desafiadora?

Aoki: Gostei muito de fazer a cena da Saten com a Kendama. O storyboard e a direção daquela cena foram ótimos também. 

View post on imgur.com

Aoki (continuação): Já a cena do soco do Sogiita foi bem difícil de fazer, mas acho que consegui um bom resultado no final.

View post on imgur.com

9. Você tem alguma meta de carreira ou de trabalho que pretende alcançar? Sabemos que você faz belas ilustrações em sua conta pessoal do Twitter e no Pixiv. É só um chute, mas seria uma de suas metas ser Character Designer de alguma obra?

Aoki: Gosto muito de Ghost in the Shell e Jojo, então gostaria de participar da produção de algum desses animes ^^. Eu quero muito ser character designer. Quanto mais tempo eu continuar no J.C. Staff, mais possível é de eu ter essa chance, né?

10. Para finalizar, gostaria de deixar uma mensagem para os fãs brasileiros? Agradecemos profundamente por tirar um pouco do seu tempo para responder às nossas perguntas, mesmo sendo tão ocupado!

Aoki: Oi, pessoal do Brasil! Obrigado por gostarem tanto dos animes e mangás do Japão. Quero continuar fazendo animações que possam divertir todos vocês. Vou fazer animações ainda melhores que as de agora, então esperam ansiosos. Muito obrigado!

Encerramento

Gostaram? Comentem aí, vamos conversar. E aí, o que mais gostaram dessa entrevista? Já estamos em busca de mais materiais exclusivos, então, fiquem ligados.

Leia mais artigos especiais do nosso site.
Visite os nossos parceiros! Nerd Sem ÓculosAnimeverso e Blog LD.

Posts relacionados

Dr. Stone: 4 momentos inesquecíveis da 1ª temporada

Wilson

7 personagens de anime que seriam ótimos em um BBB

Wilson

Mokushiroku no Yonkishi: conheça a continuação de Nanatsu no Taizai

Ingrid Raisa
error: O conteúdo está protegido !!