Editorial Personagens

Berserk: conheça mais sobre Guts

©Young Animal/Kentaro Miura

O pilar principal de uma história, na maioria das vezes, é o seu elenco de personagens, responsável por trazer as ideias e roteiro para o telespectador.

Em Berserk, obra homônima do falecido mestre Kentaro Miyura, aquele que carrega a ideia central e os temas sobre salvação e redenção é nosso foco de hoje: Guts, o Espadachim Negro e um dos protagonistas de mangá mais lembrado dos últimos anos.

A jornada
©Young Animal/Kentaro Miura

A história de Berserk possui uma fama de ser muito sangrenta e sombria. Seu mundo, retrata algo próximo da Europa medieval perto do período da peste negra, onde guerra e morte andavam próximas às pessoas e todo tipo de salvação divina era procurada.

Assim, a origem de Guts não poderia fazer mais jus a isso.

Encontrado sob o cadáver da mãe por um grupo de mercenários, ele passou sua vida inteira conhecendo apenas guerras e a espada. Guts viveu arriscando sua vida desde sempre, encarando o pior que esse mundo pode oferece.

Entretanto, por alguma razão que nem ele entende, continuava a seguir em frente ao invés de se render.

Após alguns anos, sua vida muda drasticamente quando conhece o Bando do Falcão e seu chefe Griffith e agora, suas batalhas tem mais sentido: realizar o sonho de Griffith de construir um país só seu.

É nesse momento, cercado por seus novos companheiros que Guts, pela primeira vez, se vê questionado por seu propósito de vida: qual seu sonho? Qual seu objetivo?

Essa questão se mantém no personagem até o momento predestinado do Eclipse, onde ele se impõe o objetivo de vingança contra o que Griffith fez ao Bando e a Caska.

É aí que a jornada do Espadachim Negro tem início. Vemos mais desse mundo cada vez mais sombrio enquanto Guts busca vingança contra todos os demônios que encontra, até que possa alcançar seu antigo ex-companheiro.

A jornada de Guts

Sua jornada muda mais uma vez após ele precisar resgatar Caska e dar um novo sentido a sua vida: protegê-la.

Agora com seus novos companheiros, Ishidoro, Farnese, Shierke e Serpico, ele se vê novamente envolto por uma família, pessoas que o usaram como uma luz guia no meio daquele mundo infernal, mesmo que essa fosse apenas a natureza de Guts em não se deixar vencer.

Através de todo o mangá, nós vamos sempre encontrando essa disparidade entre luz e trevas e alguém que guia as pessoas, quase como uma luz divina. E para seu novo bando, Guts era essa luz, que vinha de um homem lutando contra o destino traçado pelos deuses.

Por mais que Guts fosse alguém sem objetivos e sonhos próprios, quando ele toma para si a responsabilidade de proteger o amor de sua vida, ele finalmente sente o peso de suas ações e como alcançar objetivos não é fácil. Mas que não é necessário trilhar esse caminho sozinho.

A parte incrível do personagem de Guts é justamente essa: como ele segue em frente apesar da escuridão que cerca seu mundo. Por mais que ele sempre tenha apenas conhecido morte e sangue, ele seguiu em frente por amor.

Habilidades
©Young Animal/Kentaro Miura

Não dá para falar do Guts sem mencionar suas habilidades ao longo da história, principalmente por seu visual ser um grande chamariz do personagem.

Além de seu arsenal enorme, que vai desde uma besta pequena, até sua mão metálica que é também um canhão, a força e agilidade de Guts são extremamente altas, podendo balançar a Dragon Slayer como se fosse uma espada pequena.

Mais para frente da história, ele passa a usar a Berserker Armor, uma armadura amaldiçoada que extrai o lado sombrio do usuário e transforma em força. Ela também permite que Guts continue lutando mesmo machucado, não permitindo que seu corpo pare até estar totalmente destruído. Ela só pode ser controlada caso Shierke ajude Guts com sua magia.

Conclusão
©Young Animal/Kentaro Miura

Guts e Berserk, como um todo, são parte dos protagonistas e obras que mais gosto em toda minha vida.

A trajetória e motivações de Guts são algo que realmente inspiram durante a leitura. Ver alguém que não quer ser levado por destino, mas sim criar seu próprio caminho, foi feito de uma forma brilhante por Miura, que foi um autor exemplar que nos deixou essa obra incrível e que todos deveriam dar uma chance de conhecer.

Veja mais informações sobre outros personagens.
Visite os nossos parceiros! Nerd Sem ÓculosAnimeverso e Blog LD!

Posts relacionados

Toaruverso: GREMLIN e seus objetivos

Breno Santos

Dr. Stone: 4 momentos inesquecíveis da 1ª temporada

Wilson

Anicafé indica: Genshin Impact

Marcelo Almeida
error: O conteúdo está protegido !!