Editorial Personagens

Bleach: conheça mais sobre Rukia Kuchiki

©Pierrot/Tite Kubo

Sempre que pensamos nos mangás shounens mais clássicos por aí, lembramos sempre do antigo “Big 3” da Shounen Jump do início dos anos 2000. Naruto, One Piece e Bleach.

Dentro desses títulos, existem aqueles personagens que sempre são lembrados e, praticamente nenhum fã detesta, como: Kakashi, Brook e Rukia.

Rukia, a irmã de Kuchiki Byakuya, tenente do Décimo Terceiro Esquadrão do Gotei 13 e uma das personagens mais queridas do mangá e anime de Bleach é o tema do texto de hoje.

História da personagem
©Pierrot/Tite Kubo

O background de Rukia é um dos mais tocantes de toda a história, junto de seu irmão de criação, Byakuya.

Rukia e sua irmã Hisana, eram moradoras de Rukongai após morrerem no mundo humano. Hisana precisou abandonar sua irmã ainda bebê para ter uma chance de sobrevivência, já que ela não teria como criar a criança.

Após alguns anos, Rukia já mais velha, encontra aquele que seria seu melhor amigo para sempre, Renji e sua gangue. Juntos, eles conseguiram sobreviver a vida difícil de Rukongai e entraram na academia de Shinigamis devido ao seus grandes talentos.

Já lá dentro, enquanto Renji conseguiu passar nos exames por puro talento, Rukia foi adotada pelo clã Kuchiki sob a desculpa de ser parecida com a falecida esposa do atual líder, Byakuya.

Mais adiante na história do mangá, vemos que Byakuya já sabia que Rukia era irmã de sua esposa e adotá-la foi o último desejo de Hisana. Assim, sendo um ato de tentar proteger a criança que uma vez abandonou e corrigir seu maior pecado.

Por isso, durante todo o arco da Soul Society, Byakuya conflitou internamente em não querer matar o último desejo de sua amada e continuar seguindo as regras que também jurou proteger.

O Esquadrão 13

Como agora Rukia era uma nobre, ela pôde entrar no Esquadrão 13 sem muitos esforços. E é lá que conhece o tenente Kaien, este que se torna seu grande amigo e influência.

Kaien foi quem ensinou a Rukia tudo o que ela sabe hoje em dia, até mesmo ajudou com o despertar de sua Shikai. Os ensinamentos de Kaien seriam a maior influência para a personagem, sempre fazendo-a relembrar das frases de sabedoria dele, mas também de seu trauma.

Na sua primeira missão para o mundo humano, junto de Kaien e o capitão Ukitake, eles são atacados por um Hollow que o tenente tenta enfrentar sozinho por orgulho, mas infelizmente é derrotado e possuído. Em um último ato para tentar sobreviver, Rukia acaba por matar seu tenente, que a agradece pelo ato misericordioso.

Esse foi o evento mais pesado para a garota, que sempre a faz lembrar de como precisa ficar mais forte pelos seus entes queridos e de como ela deve confiar que eles sairão vivos de suas batalhas.

Após essa desventura com Kaien, Rukia foi mandada a mais uma missão oficial de seu esquadrão para vigiar a cidade de Karakura por um mês, ação que deveria ser fácil.

Lá, ela acaba atacada de surpresa por um Hollow enquanto tentava proteger uma família inocente. Estando ferida demais para lutar, o filho mais velho dessa família se oferece para matar o Hollow.

Esse foi o encontro com Ichigo Kurosaki, o protagonista da história e maior parceiro de Rukia, que dali em diante, teria herdado seus poderes para proteger a cidade.

Poderes e habilidades
©KLab/Konami/Tite Kubo

Rukia, como é visível na série, sempre sofre uma evolução em seus poderes a cada novo arco.

Por ser uma tenente, cargo que ela alcançou por seu próprio esforço, já se faz uma Shinigami muito acima da média. Ela é quase uma especialista em Hadou, os poderes que canalizam a energia espiritual do Shinigami de diferentes formas, quase como magia, sendo capaz de derrotar Hollows fortes facilmente.

Já sua Shikai, Sode no Shirayuki, tem poder sobre o gelo, conseguindo congelar áreas inteiras de acordo com as posições que Rukia faz, chamadas de “mae” (dança em japonês). O real uso da espada é controlar a temperatura do usuário, fazendo da lâmina apenas um meio de alcançar a maior distância. O controle de Rukia sobre isso é tanto, que ela pode “matar” seu próprio corpo através de algo bem parecido com criogenia.

Já sua Bankai, Hakka no Togame, aumenta essa habilidade a níveis impressionantes e aumentando a área de efeito. Ela é usada contra As Nodt, após Byakuya reconhecer Rukia como alguém igual e forte, finalmente.

Além disso, Hakka no Togame tem o poder de atingir o zero absoluto, congelando tudo dentro de uma área gigantesca, sem chance de escapar. Uma Bankai tão forte que até o usuário precisa de cuidado.

Conclusão
©Pierrot/Tite Kubo

Rukia é, com certeza, uma das minhas personagens prediletas desde a infância. Sua participação em Bleach é memorável, se destacando muito sobre todos os personagens, seja por carisma ou pelo seu desenvolvimento marcante.

Enfim, como agora estamos perto do lançamento da adaptação da último arco do mangá para anime, poderemos finalmente ver mais ainda da personagem e sua resolução com Byakuya.

Veja mais informações sobre outros personagens.

Visite os nossos parceiros! Nerd Sem Óculos, Animeverso e Blog LD!

Posts relacionados

Editora NewPop: algumas das melhores obras de 2021

Bruno Valentim

Gotoubun no Hanayome: um pouco mais sobre a obra das quíntuplas

Bruno Valentim

Demon Slayer: um pouco sobre os Hashira

Matheus Boruto
error: O conteúdo está protegido !!