Blog Editorial

Conheça um pouco mais sobre Blue Period

©Seven Arcs/ Tsubasa Yamaguchi

O anime Blue Period chegou na Netflix nessa temporada de outono e já está arrebatando a atenção de todos. Sendo baseado no mangá de mesmo nome, que já foi aclamado e premiado pelo público, é de se esperar que seja um evento grandioso.

Sinopse

O anime conta a história de Yatora Yaguchi, um projeto de delinquente do ensino médio, que leva a vida sem se importar com as coisas. Yatora se diverte com os amigos, bebendo e fumando nas noites de Shibuya.

Certo dia, ele perde seu maço de cigarro na sala de artes e, quando vai buscá-lo, se vê hipnotizado por uma pintura que está exposta.

A partir disso, ele se descobre apaixonado pela arte e percebe que precisará não apenas aprender a fazer arte, como também a se esforçar para descobrir as diversas técnicas de pintura.

Enquanto aprende mais e mais sobre esse mundo novo, descobre mais sobre si mesmo, coisa que antes ignorava.

©Seven Arcs/ Tsubasa Yamaguchi
Tema

Criado pela Tsubasa Yamaguchi, produzido pelo estúdio Seven Arcs e distribuído pela Netflix, Blue Period é um anime que nos emociona pela forma que retrata um tema não muito trabalhado em outras obras: a arte. Vemos no desenrolar da obra o “se descobrir artista” e o “batalhar para melhorar constantemente”.

Yatora Yaguchi está num momento em que muitos de nós estamos agora, aquele momento em que há a dúvida do que se deseja fazer. Aquele momento em que o pensamento de que a única opção para se ter um bom futuro é estudar ao máximo e cursar algo com um futuro certo.

Mas, quando ele percebe que seu coração finalmente bate quando cria obras de arte, desiste da ideia de que a arte é apenas um hobbie, e luta para fazer disso sua profissão.

Esse é um tema muito importante e complexo, sendo fácil que muitos consigam se inspirar na história do nosso protagonista. Simplesmente dá vontade de largar o comum e se dedicar àquilo que realmente importa: aquilo que realmente desejamos.

©Seven Arcs/ Tsubasa Yamaguchi
Personagens

Nosso protagonista Yatora Yaguchi é um delinquente que, por mais que passe boa parte de seu tempo se divertindo com seus amigos, na verdade é um aluno esforçado, que possui uma visão singular sobre a vida.

Yatora enxerga a vida como se existissem fases a serem cumpridas, e tirar notas altas é apenas mais uma delas.

No momento em que ele descobre a arte ele muda, passando mais tempo desenhando e buscando se esforçar para melhorar e conseguir passar numa universidade pública.

Apesar disso, ele não é um personagem solitário, ele é sempre comunicativo e se dá bem com os outros colegas, embora exista uma certa rivalidade com a personagem Ryuji Ayukawa.

Uma grande particularidade de Yatora é que o personagem enxerga o mundo na cor azul. Yatora ao retratar o mundo ao seu redor utiliza a cor azul como base, fato retratado em seu primeiro desenho, quando desenha o amanhecer de Shibuya, todo em tons azuis.

Apesar de serem apresentados outros personagens na obra, eles não aparecem tanto como o personagem principal. Como é o caso da personagem Ryuji Ayukawa (Yuka), amiga de infância do Yaguchi. Yuka tem no desenrolar da história sua própria evolução, tendo várias aparições rápidas na obra, mas todas bem intensas.

Além dela temos também as jornadas de Yotasuke Takahashi, um garoto que possui um talento natural para a arte, mas não tem esse mesmo talento para interações sociais; e Maki Kowana, irmã mais nova de um prodígio da arte.

Adaptação

O mangá por si só é uma obra magnífica, cheia de nuances, mas o anime nos preenche de cor, nos dando uma sensação inteiramente nova.

Apesar das obras escritas, na maioria das situações, serem melhores e mais rápidas do que suas versões animadas, nesse caso é o contrário.

Não estou falando que o mangá é inferior, mas assistir o anime é uma experiência bem mais completa. Tendo em vista que, o anime possui toda a ambientação sonora e as cores que não se tem na forma impressa.

Um dos pontos que mais me chamaram a atenção foi, principalmente, o mundo azul que Yatora enxerga quando se lembra das noites e do amanhecer em Shibuya. No anime conseguimos sentir muito bem o que ele quer retratar em sua pintura.

Conclusão
©Seven Arcs/ Tsubasa Yamaguchi

Blue Period é um anime que vale muito a pena assistir. A obra, além de abordar um tema não muito comum em animes, retrata uma história muito bem contada e de fácil identificação. Tendo em vista que, ao retratar a situação em que o protagonista está passando, esse momento de transição da vida de adolescente para a vida adulta, aborda o que muitos estão passando agora.

Essa busca de conhecer a si mesmo, de descobrir a sua real paixão e aquilo que deseja realizar na sua vida são temas muito bem trabalhados no desenrolar da obra.

Blue Period é, sem dúvidas, um anime que te faz pensar e refletir sobre a vida. Apresentando um desejo enorme de batalhar pelo que ama, por aquilo te faz sentir vivo.

Veja mais recomendações.

Visite os nossos parceiros! Nerd Sem Óculos, Animeverso e Blog LD

 

Posts relacionados

Digimon Ghost Game: como o anime está renovando a franquia

Wilson

Flip Flappers: uma pérola que você devia conhecer

Bruno Valentim

Love is an Illusion: conheça um pouco sobre a obra

Ingrid Raisa
error: O conteúdo está protegido !!