Blog Editorial

Kimetsu no Yaiba: um pouco sobre a Respiração do Sol

©Ufotable/Koyoharu Gotōge

Não importa quantos posts eu faça sobre Kimetsu no Yaiba, sempre vai ter sobre o que falar. No último sobre essa obra eu abordei um pouco sobre cada uma das técnicas de respiração e, dessa vez, vou falar apenas sobre a Respiração do Sol, com mais detalhes.e

ATENÇÃO

Esse post contém inúmeros spoilers do mangá.

A dança

Hinokami Kagura, ou Dança do Deus do Fogo, é uma técnica passada de geração em geração pela família Kamado. Uma técnica passada de pai para filho, juntamente com os brincos de Hanafuda.

Na dança, usada em um ritual realizado no ano novo, é oferecida ao deus do fogo uma dança, que dura do pôr do sol até o seu nascer. O objetivo da dança é a proteção, afastando desastres e doenças. Hinukami Kagura é composta por 12 segmentos que se repetem através da noite.

©Ufotable/Koyoharu Gotōge
Dança X Respiração

O ancestral de Kamado Tanjiro, Kamado Sumiyoshi, aprendeu a respiração do sol do próprio Yoriichi, transformando os movimentos em uma dança. Juntamente com esse conhecimento, Yoriichi lhe passou os brincos de Hanafuda, um símbolo que passa a mensagem que o portador deles é um usuário da respiração do Sol.

A Respiração do Sol é um estilo que mimetiza o Sol a partir dos movimentos, técnicas e habilidades do usuário. As formas não têm um padrão definido, tornando esse estilo versátil e efetivo contra os Onis. Os usuários, ao utilizarem a respiração se vêem aparentemente manipulando chamas solares.

Na obra, é revelado por Rengoku Shinjuro como a Respiração do Sol (Hi no Kokyu) é um estilo lendário e esquecido há muito tempo, além de ser o primeiro estilo a ser criado. Por fim, nos é apresentado que todas as outras respirações vieram dela, quando Tsugikuri Yoriichi, o criador, moldou-a para se adequar aos caçadores que ele ensinou.

Usuários apresentados

Os usuários que foram apresentados no mangá foram, Tsugikuri Yoriichi, o criador da técnica; Kamado Sumiyoshi, um homem carvoeiro que aprendeu e repassou a respiração; Kamado Tanjuro, pai de Kamado Tanjiro; e, o próprio Kamado Tanjiro, que conseguiu dominar todas as formas em combate.

Uma curiosidade é que muito provavelmente os descendentes da família Kamado também aprenderam a técnica como forma de dança, pois é uma tradição da família.

©Ufotable/Koyoharu Gotōge
Suas formas

Originalmente a Respiração do Sol tem 12 formas, entretanto ela possui uma décima terceira forma secreta, que é a junção de todas as outras em um ciclo.

Valsa (Enbu)

Nessa forma o usuário ataca com um único golpe vertical de alta potência.

Essa técnica possui uma variação, criada por Kamado Tanjiro, que se chama Valsa Veloz (Enbu Issen). Nela o usuário junta a técnica do Choque do Trovão, em um ataque potente da valsa, aumentando o bombeamento do sangue pelo corpo, principalmente nas pernas, e liberando tudo em um único ataque no oponente.

Tanjiro usa essa técnica pela primeira vez para derrotar Rui, quando sua irmã estava morrendo e por pouco ele mesmo não morre. Mas ele se lembra de quando seu pai lhe ensinou sobre a dança do deus do fogo, e o usa para mudar a respiração da água para a respiração do sol.

Radiante céu Azul ( Heki-ra no Ten)

Nessa forma o usuário gira seu corpo em um movimento vertical para atacar em um golpe de 360°.

Tanjiro usa essa técnica para conseguir cortar o pescoço do demônio do trem, em Mugen Train, no capítulo 61 do mangá. Ele ainda não usa conscientemente a respiração do sol, ele trata mais como se fosse a “força” do pai dele, por causa da dança.

Espelho Carmesim Escaldante (Retsujitsu kōkyō)

Nessa técnica o usuário realiza um ataque duplo, movendo a espada na horizontal. Serve também para refletir ataques do inimigo.

Arco-íris Parelio (Gen’nichi kō)

Nessa forma o usuário realiza giros e rotações em alta velocidade, criando rastros da sua própria imagem, usadas para distrair o inimigo, evitando seus ataques. Portanto, uma técnica útil contra oponentes com boa visão.

Carruagem de fogo (Kasha)

Nessa forma o usuário salta para trás do oponente, girando no ar para baixo, golpeando-o com um ataque de espada enquanto libera chamas.

Sol ardente (Shakkotsu En’yō)

Nessa forma o usuário se defende com um grande ataque circular

Lança do girassol (yōkatotsu)

Nessa forma o usuário ataca com a ponta da espada em uma única estocada.

Névoa de Calor Solar (Hirin Kayerō)

Nessa forma o usuário avança no oponente, liberando um ataque horizontal com a espada coberta de chamas enevoadas, que visualmente parece não atingir o alvo, mas atinge.

Sol poente (Shayō Tenshin)

Nessa forma o usuário salta no ar, desferindo um ataque com sua espada em chamas, um poderoso golpe, perfeito para arrancar a cabeça do adversário de uma vez.

Na obra, Tanjiro usa essa técnica para arrancar a cabeça de Akaza quando ele consegue enxergar o mundo transparente e apaga seu espírito de batalha, no capítulo 152 do mangá.

Resplendor Gracioso (Kiki Onkō)

Nessa forma o usuário gira no ar, desencadeando uma onda de fogo, desferindo assim um único poderoso golpe que cerca o inimigo.

Dança da Auréola do Dragão Solar (Nichiun no Ryū Kabunimai)

Nessa forma o usuário libera um ataque contínuo rápido e poderoso, que aparenta tomar a forma de um dragão japonês feito de chamas solares. Assim, esse ataque é capaz de decapitar múltiplos inimigos de uma só vez.

Dança das Chamas (Enbu)

Essa forma possui o mesmo nome da primeira. É como se fosse uma evolução da Primeira forma. Nela o usuário faz dois ataques em sequência, um vertical e um horizontal.

Décima terceira forma (Jūsan no Kata)

A décima terceira forma é todas as doze formas anteriores executadas uma atrás da outra, como em um ciclo. Isso aumenta a precisão e agilidade de seus movimentos enquanto reduz a fadiga.

Ela foi criada apenas com o propósito de matar Muzan, já que a repetição de todas elas tem o propósito de destruir os doze órgãos vitais de Muzan. Essa técnica foi criada por Yoriichin, após seu encontro com Muzan, e Tanjiro tem acesso a ela por meio de visões do seu antepassado, onde ele enxerga Yoriichi executando-a.

©Ufotable/Koyoharu Gotōge

Uma curiosidade sobre o uso da respiração do sol por Tanjiro, é que, até ele enxergar Yoriichi usando a técnica na visão do seu antepassado, ele falava o nome das formas como se fosse da Hinokami Kagura. Quando ele percebe que a dança do deus do fogo tinha movimentos que eram desnecessários para a luta, ele os retira, fazendo os movimentos como Yoriichi, e nomeando os ataques do jeito certo, fazendo parte da respiração do Sol. Desse modo, os ataques ficam mais potentes, já que agora ele estava se movimentando do jeito correto.

E essa foi a respiração do Sol, a mais importante da obra e a mais poderosa também, que nos traz os melhores momentos de batalha.

Veja mais recomendações

Visite os nossos parceiros! Nerd Sem Óculos, Animeverso e Blog LD

Posts relacionados

Bleach: conheça mais sobre Rukia Kuchiki

Bruno Valentim

Dead Dead Demon’s Dededede Destruction: conheça um pouco mais

Marcelo Almeida

AnoHana: um pouco sobre o famoso anime

Wilson
error: O conteúdo está protegido !!