Blog Editorial

Mamoru Miyano: conheça mais sobre o icônico seiyuu

mamoru miyano press

Como boa fã de seiyuus, dublagem e atuação que sou, era mais do que necessário que eu tirasse um pouquinho do meu tempo para falar de um dos nomes mais conhecidos e cotados do mundo dos animes: Mamoru Miyano. Conhecido principalmente por seus trabalhos em Death Note (Light Yagami/Kira), Steins;Gate (Okabe Rintarou), Free! (Rin Matsuoka), Ouran High School Host Club (Tamaki Suou) e Bungou Stray Dogs (Dazai Osamu).

De vez em quando acabo ficando um pouquinho insuportável quando o assunto da vez é esse renomado seiyuu. E, por isso, já aviso que o texto de hoje será bastante diferente do habitual.

Confira hoje o surto de uma fã apaixonada pela voz e pela trajetória de Mamoru Miyano.

Sobre o seiyuu

Mamoru Miyano é um ator, cantor e seiyuu (ator de voz) japonês nascido em Saitama no dia 8 de junho de 1983. Mamoru adentrou em sua vida artística sob a influência de seu irmão mais velho, Sota, que havia se juntado a Himawari Theatre Group, uma companhia teatral focada em atores mirins.

Seu primeiro trabalho dando voz a algum personagem de anime foi em Shin Megami Tensei Devil Children: Light & Dark, em que deu voz a um dos protagonistas, Akira. Mas foi seu trabalho no jogo Kingdom Hearts, em que deu voz a Riku, que vimos o despertar do seu real potencial.

Já no ano de 2003 vimos Mamoru se consolidando como um nome para ficarmos de olho ao protagonizar Wolf’s Rain dando voz a Kiba. Desde então, sua presença em animes foi crescendo cada vez mais.

Mesmo tendo feito vários trabalhos de destaque até então, foi a partir do ano de 2006 em que ele mais se destacou.

Personagens de destaque

Por mais que tenha feito vários trabalhos de renome e sendo consagrado um ícone onde quer que atue, quando falamos em Mamoru Miyano nossas mentes vão com certeza se lembrar de determinados personagens com mais facilidade.

Seja pela excentricidade, pelo carisma ou por uma história e trajetória de se arrepiar, os personagens dessa listinha são com certeza marcos na vida de vários amantes de anime de plantão.

Vejamos, então, alguns desses consagrados personagens.

Tamaki Suou
©Bones/Bisco Hatori

Iniciamos já com o icônico personagem Tamaki Suou de Ouran Highschool Host Club, obra lançada em abril de 2006.

Vimos Mamoru utilizar de todo o seu charme, carisma e simpatia para dar voz a um dos personagens mais icônicos e extrovertidos já criados. Creio eu que foi aqui que vimos a latente vocação do seiyuu para personagens cômicos.

Tamaki desde as suas primeiras cenas já conquista cada um dos telespectadores com seu jeitinho único e só seu, e terem escolhido Mamoru Miyano para dar voz e vida a ele foi, sem sombra de dúvidas, uma tacada de mestre.

Para aqueles que não conhecem ou ainda não viram a obra, eu recomendo demais! Uma das minhas obras favoritas com certeza!

Light Yagami (Kira)
©Madhouse/Takeshi Obata/Tsugumi Ohba

Como superar o insuperável? Como superar aquela risada?

Sendo considerado um dos personagens mais controversos de toda a história dos animes, Light Yagami é um personagem não só muito conhecido, mas também muito marcante.

Aquele protagonista que nos mostra que para protagonizar um anime não se faz necessário que seja bonzinho, basta que mostre seu valor (mesmo que nesse caso seus valores sejam um pouco diferentes e distorcidos).

Durante as gravações para seu papel em Death Note, vimos Mamoru explorar ainda mais as diferentes entonações que poderia fazer com a sua voz, sendo bem expressivo e charmoso. Um papel que marcou toda uma geração com suas falas.

Acho interessante que ao vermos Light mascarar sua verdadeira identidade como Kira, nós do outro lado da tela sentimos em sua voz a manipulação e a mentira ali presentes. Mamoru simplesmente entregou TUDO nesse papel.

Além disso, seu papel na obra rendeu a ele duas indicações como Melhor Ator e Melhor Novo Ator no primeiro Seiyuu Awards.

Kida Masaomi
©Brain’s Base/Ryohgo Narita/Suzuhito Yasuda

Por mais que Durarara não faça tanta fama no Brasil quanto eu tenha vontade que fizesse, o personagem Kida Masaomi, com seu jeito extrovertido, e que muita das vezes nos deixa com uma pulga atrás da orelha por ser tão conhecido e popular, foi com certeza um daqueles personagens que transformaram a carreira de Mamoru Miyano.

Kida, assim como os demais personagens estrelados por Mamoru, não é um personagem raso, embora de início pareça que sim. Um personagem acima de tudo charmoso e expressivo.

Além disso, foi um dos papéis que garantiu ao seiyuu sua vitória em 2008 como Melhor Seiyuu (ator de voz/dublador) no Tokyo International Anime Fair. 

Assim como eu disse logo no início da introdução de Kida Masaomi, eu gostaria muito que a obra fosse ainda mais conhecida aqui nas nossas terras Tupiniquins. Então fica aqui a minha recomendação.

Okabe Rintarou 
mamoru miyano okarin
©White Fox/Nitroplus/Yomi Sarachi

Okarin!

Não sei se vocês perceberam mas Mamoru é uma escolha excelente, se não perfeita, para personagens excêntricos e complexos. Com Okarin a história náo é diferente.

O protagonista de Steins;Gate é sem sombras de dúvidas um dos papéis mais importantes em sua carreira, seja no amadurecimento de vários aspectos em sua atuação, seja na sua popularidade geral.

Assim como nos demais personagens, ao trabalhar como Okarin, Mamoru viu um personagem que se apresenta como otimista, divertido e engraçado já logo no início.

Entretanto, conforme a história vai se desenrolando, notamos que a animação inicial do nosso cientista maluco ao se deparar com um muro entre ele e seu objetivo vai diminuindo. E é aqui que vemos como o uso de uma boa atuação de voz traz ao personagem uma complexidade ainda maior nos momentos cruciais.

Em vários momentos me emocionei ao ver, e ouvir, nosso querido Okarin perder a fé e a esperança naquilo que tanto buscou. Vimos também momentos incríveis em que ele se reencontra e volta a ser nosso querido Okarin, aquele cheio de energia e ideias mirabolantes.

Ichinose Tokiya
mamoru miyano tokiya
©A-1 Pictures/Kanon Kunozuki

Tokiya Ichinose é um dos personagens principais de Uta no☆Prince-sama, um anime baseado em uma franquia multimídia originada de um mangá de mesmo nome. A franquia atualmente conta com jogos, anime, mangá, filme, peças de teatro e muito mais! Uma das franquias que mais faturam lá no Japão.

Diferente dos outros personagens aqui listados, Tokiya é um idol e, por isso, temos o prazer de escutar nosso querido e multi-facetado seiyuu cantando. Assim como eu disse logo na introdução de Mamoru, ele além de ator e seiyuu é um cantor bastante conhecido dentro e fora do Japão.

Não é querendo mostrar o meu favoritismo e o meu amor latente pela voz belíssima do querido assunto do texto, mas sério… que trabalho maravilhoso! A delicadeza na voz e a emoção transmitida em cada uma das músicas cantadas por ele são de uma sensibilidade absurda! Eu sou apaixonada.

Inclusive, ele foi o responsável por todas as openings até então presentes nas adaptações em anime da obra.

Além das belíssimas músicas presentes na obra, Mamoru Miyano nos presenteia com mais um personagem complexo e caricato kkkk novidade…

Ele é um personagem que conhecemos em dois momentos, na sua personalidade como Hayato, sua persona, e na sua personalidade principal: Tokiya. No início da trama acreditamos que Hayato seja apenas um irmão gêmeo de Tokiya, já que suas personalidades são totalmente opostas e distoantes. Hayato é bastante energético e animado, já Tokiya é reservado e calmo.

É bastante interessante ver como isso reflete inclusive nas músicas cantadas por cada uma das partes desse personagem e, consequentemente, na entonação da voz.

Dazai Osamu
mamoru miyano dazai
©Bones/Kafka Asagiri/Sango Harukawa

Outro dos vários personagens marcantes de Mamoru Miyano com certeza é Dazai Osamu.

O personagem de Bungou Stray Dogs fez com que nosso querido Seiyuu, com todo humor e simpatia, nos mostrasse ainda mais das suas cores. Acho muito engraçado que mesmo que Dazai não seja o protagonista da série, por conta de seu carisma e presença, acaba tomando conta de todas as cenas em que aparece.

Além disso, mesmo que Dazai seja um personagem um pouco peculiar (tô sendo boazinha, né?) e cômico, nas cenas em que vemos trabalhados os aspectos mais sérios e profundos do personagem, vimos Mamoru Miyano entregar uma visão bonita e completamente nova de uma mesma voz.

Arrepio só de lembrar do último episódio da terceira temporada em que vemos ele brindar com uma voz marcante e serena: “To the Stray Dogs”.

Essa cena não sai da minha cabeça!!

Rin Matsuoka
mamoru miyano rin
©Kyoto Animation/Kōji Ōji

Para fechar com chave de ouro, um dos personagens que eu mais amo em toda a indústria de animes no geral: Rin Matsuoka.

Como explicar Rin Matsuoka sem dar uma crise de fã louca? No meu caso é um pouco difícil mas eu vou tentar.

Considerado um dos personagens mais complexos e profundos na narrativa do anime de natação Free!, Rin Matsuoka é um pesonagem emotivo e cheio de metas e ideais. Adoro como Mamoru Miyano trouxe durante as gravações ainda mais personalidade a ele, trabalhando uma voz mais potente nos momentos de competição e desafio, e uma voz suave e um pouco melancólica nos momentos mais sensíveis da obra.

Rin é sem sombras de dúvidas um personagem que te traz todo tipo de emoção e é isso que eu amo nele!

Sendo um personagem tão emotivo e competitivo, Rin traz ao telespectador logo na primeira temporada um sentimento de desconforto já que está sempre querendo ser o melhor e não querer que a palavra perder faça parte de seu vocabulário. Esse sentimento se quebra logo da metade pro final da primeira temporada já que vemos o quanto o personagem se cobra e é apaixonado por aquilo que faz, sendo um personagem carinhoso e que se importa de verdade com o crescimento dos seus amigos.

Com o desenrolar da narrativa da obra, vemos o crescimento pessoal de Rin visível não somente para aqueles que sempre estiveram com ele, mas também visível para ele mesmo, o que é sem sombras de dúvidas o que realmente importa.

Outros personagens marcantes

personagens Mamoru Miyano

Além dos personagens já citados, Mamoru Miyano foi responsável por fazer vários outros personagens que marcaram a memória de todos os amantes de animes. Vejamos alguns deles:

  • Miya Atsumu – Haikyuu!! To The Top
  • Gilthunder – Nanatsu no Taizai
  • Koutarou Tatsumi – Zombieland Saga
  • Benimaru Shinmon – Enen no Shouboutai (Fire Force)
  • Saruhiko Fushimi – K
  • Ling Yao – Fullmetal Alchemist Brotherhood
  • Zero Kiryuu – Vampire Knight
  • Setsuna F. Seiei – Mobile Suit Gundam 00
  • Shirou Fubuki – Inazuma Eleven
  • Bedivere – Fate Grand Order
  • Reo Niiboshi – Sarazanmai
  • Chrollo Lucilfer – Hunter X Hunter (2011)
  • Death the Kid – Soul Eater
  • Shuu Tsukiyama – Tokyo Ghoul
  • Haru Katou – Fugou Keiji: Balance Unlimited
  • Yogi – Karneval
Conclusão

Enfim, seja um personagem que tenha poucas falas ou um personagem que protagoniza sua obra, Mamoru Miyano possui uma voz que chama muita atenção. Não sei se é por eu ser extremamente apaixonada desde mais nova, mas com certeza ele é um nome que eu amo demais ver ser escalado para alguma obra.

Inclusive, estou extremamente animada em ver ele dar voz ao Douma em Kimetsu no Yaiba na próxima temporada!

Por fim, espero que o texto de hoje tenha te mostrado quão grande é o trabalho desse Seiyuu que conquistou meu coração láaaa atrás.

Veja mais recomendações

Visite os nossos parceiros! Nerd Sem Óculos, Animeverso e Blog LD

Posts relacionados

AnoHana: um pouco sobre o famoso anime

Wilson

Bleach: conheça mais sobre Rukia Kuchiki

Bruno Valentim

5 obras que podem receber anime em breve

Marcelo Almeida
error: O conteúdo está protegido !!