Blog Editorial

One Piece: Eiichiro Oda e sua ótima construção de universo

©Eiichiro Oda/Toei Animation

Vamos falar de um dos grandes mestres dos mangás. Ele é o criador do mangá mais vendido do mundo, conhecido como um dos maiores autores de ficção de todos os tempos, além de ser conhecido como o criador da obra mais vendida de um único autor. Sim, o artigo é sobre Eiichiro Oda! Porém, não é um especial de One Piece e nem nada assim.

Para falar a verdade, encare todos os textos de One Piece que eu, Matheus Boruto, produzir, como uma espécie de especial, contudo, separado em diversas partes e lançados em ordem aleatória.

De qualquer modo, vamos falar da genialidade desse homem. Ele fez um universo incrível e, vale ressaltar que, ao meu ver, um universo é comumente bom quando os personagens o tornam assim. Existem casos onde relatos históricos, monumentos e afins constituem a “lore”, mas no caso de One Piece, é a soma disso com os personagens em si.

Eiichiro Oda não fez um universo antigo para personagens novos. Ele criou um universo, “matou” ele e deu a chance de reconstrução para esses personagens. Criou as lendas, mas tirou elas de circulação para dar liberdade para, por exemplo, os Supernovas.

A Vontade — ASL

Desde o começo dos tempos, pelo que parece, Vontades são herdadas. Um grande exemplo disso é a relação entre Sabo e Ace. Os dois, juntos de Luffy, almejavam a liberdade; viver sem a autoridade do Governo Mundial.

  • Sabo – Após sua “morte”, é adotado por Monkey D. Dragon (pai de Luffy) e se torna um revolucionário. Ele perde suas memórias na infância, esquecendo Luffy e Ace. Dragon não tem contato com seu filho, então, também não sabia da ligação entre os três. No fim, Sabo se lembra deles na morte de Ace, então, deseja tomar a Mera Mera no Mi para si e herdar o poder de Ace. Ao ingerir da fruta, seu ideal de Liberdade se torna mais claro ainda;
  • Ace – Portgas D. Ace é o filho do antigo Rei dos Piratas, Gol D. Roger. Ao nascer, mesmo detestando sua linhagem, a liberdade que Roger desejava também estava em suas veias, lhe dando a vontade de também ser um pirata;
  • Luffy – Todo D. tem uma vontade voltada para a liberdade e Luffy não é diferente. Seu pai (Dragon) é líder do Exército Revolucionário, que busca derrubar o Governo Mundial. Seu avô (Garp) é um “aposentado” da marinha, mas já foi um dos homens mais temidos do mundo por ter enfrentado Roger — embora seu objetivo na marinha fosse a paz.
A Vontade adquirida
©Eiichiro Oda/Toei Animation

A Vontade dos três tem ligação sanguínea? Não, Sabo é filho de uns escrotos e ele odeia isso. Tem ligação pela amizade? Também não. A Vontade é algo inexplicável e tem um poder inestimável. Sabo se tornou o segundo no comando do Exército Revolucionário apenas com sua Vontade — que não foi apagada de si, mesmo quando ele perdeu as memórias.

Ace manteve sua vontade de ser livre por conta de seu sangue, porém, ele também adquiriu a vontade de Edward Newgate (Barba Branca) ao morrer por Luffy, seu “irmão”.

Luffy adquiriu sua vontade de onde? É um mistério até então. Ele tem a vontade de Dragon e Garp, querer a liberdade e proteger a quem ama. Também há teorias sobre sua fruta, mas isso não vem ao caso aqui. O que importa é que sua vontade é tão grande, que inspirou não só algumas pessoas, mas uma geração. Afinal, ele comanda uma frota, tem o respeito de Law e Kid (mesmo este não admitindo) e todos os Mugiwara dariam sua vida em prol dele.

A Vontade é uma das maiores armas do universo de One Piece, e Oda nunca tinha falado disso até depois do centésimo episódio, se não me engano — embora fosse perceptível desde o primeiro episódio.

A história já está escrita
©Eiichiro Oda/Toei Animation

Oda sempre mostra que ele já sabe como será o fim de One Piece. Por exemplo, lá no primeiro episódio, Shanx já é um dos homens mais temidos do mundo e ele menciona ter pego a Gomu Gomu no Mi de alguém e é isso.

Já parou para pensar no resto da cena? O resto da tripulação do Ruivo fica em choque ao ver que Luffy comeu ela. A Fruta da Borracha não é “forte”, ela não te dá nenhum traço muito especial e ela é bem simples para falar a verdade, então, por quê? Essa pergunta se tornou fácil de se responder apenas no momento atual do mangá (setembro de 2021).

Não vou dar spoilers disso, mas algo mencionado no primeiro episódio foi explicado por cima após o milésimo capítulo do mangá. Quer mais exemplos? Ok.

No episódio 194, Robin encontra o recado de Roger no Sino Dourado, então, no episódio 967, é mostrado que foi Kozuki Oden, que estava em sua tripulação antes dele se tornar o Rei dos Piratas. O recado continha a seguinte informação:

Eu estive aqui. Guiarei este texto aos confins da terra

 

Gol D. Roger

Olha a distância entre os episódios e a importância que Oda deu para uma mera frase e que nem simboliza tanta coisa assim.

Uma última para fechar esse tópico: no episódio 969, tem reis dos mares conversando sobre a felicidade das baleias quando os soberanos se reencontrarem um dia. Então, aleatoriamente, no episódio 574, diversas baleias aparecem após o encontro de Shirahoshi e Luffy.

Em linhas gerais
©Eiichiro Oda/Toei Animation

Eiichiro Oda escreveu One Piece ao contrário! Não é possível. Não são apenas referências de episódios antigos sendo citadas em episódios após. São referências de todos os lados se ligando no fim. Coisas mostradas naturalmente como as baleias e que foram ditas mais tarde como tendo um sentido maior… sendo que, naquele momento, era o passado. Confuso, né? Eu sei.

Essa obra é maravilhosa. Pesquisem a história do Sr. Pink, é um ótimo exemplo de como esse homem é um gênio; ou assistam One Piece de uma vez e peguem todas as referências apresentadas se desenrolarem aos poucos.

One Piece está disponível no serviço de streaming Crunchyroll e também dublado na Netflix.
Leia mais artigos da nossa aba de blog.
Visite os nossos parceiros! Nerd Sem ÓculosAnimeverso, Blog LD

Posts relacionados

Arknights: saiba mais sobre a obra

Bruno Valentim

Conheça Sora e Shiro: protagonistas de No Game No Life

Bruno Valentim

Conhecendo mais sobre Utawarerumono

Bruno Valentim
error: O conteúdo está protegido !!