Blog Editorial

Por trás do Autor: Hayao Miyazaki

©Hayao Miyazaki/Studio Ghibli

Hoje, voltamos com mais um “Por trás do autor”, com mais um grande e consagrado diretor de animes e filmes. Aquele que é provavelmente o mais influente da indústria, co-fundador do grande Studio Ghibli, o mestre Hayao Miyazaki.

Enfim, como de costume, vamos cobrir um pouco da sua história, carreira e abordar como ele influenciou toda a indústria com suas técnicas e ideologias. Além disso, claro, recomendar algumas de suas melhores obras também.

Sobre a história de Miyazaki
©Hayao Miyazaki

Nascido em 05/01/1941 (81 anos) na cidade de Akebano-cho, Tóquio, Miyazaki é um roteirista, diretor, animador, mangaká e co-fundador do Studio Ghibli, conhecido pelos seus maravilhosos filmes.

Desde jovem, o homem sempre teve interesse em animações e mangás, visto que as mídias estavam florescendo muito na sua época. E mais, ele mesmo foi muito influenciado por grandes mangakás, como Osamu Tezuka.

Já na sua maioridade, foi estudar na Academia Gakushuin, onde passou a aperfeiçoar suas técnicas como desenhista, para em 63 ser contratado pela Toei Animation. Assim, iniciou sua carreira na indústria junto de seu grande parceiro, Isao Takahata.

Ambos trabalharam juntos por mais de 20 anos em várias obras, como Rupan Sansei, Sekai Meisaku Gekijo e Mirai Shounen Conan.

Sua produção mais importante ao lado de Takahata com certeza foi a adaptação cinematográfica de seu mangá, Nausicaä in the Valley of the Wind.

Em 85, eles fundaram o estúdio Ghibli, juntos de outros patrocinadores. Nessa época, Miyazaki dirigiu o filme Tenku no Shiro Laputa e, a partir disso, vários sucessos de bilheteria e crítica foram feitos em sequência.

O filme A Viagem de Chihiro, foi um título de extrema importância para o estúdio. Foi um dos filmes que mais fizeram sucesso no exterior, trazendo a popularidade do Ghibli para fora de sua terra natal.

Por fim, uma curiosidade sobre Miyazaki é a sua dificuldade em desenhar pessoas, mas extrema facilidade com máquinas: aviões, armas, veículos, etc.

Sobre suas melhores obras
©Tokyo Movie Sinsha/Hayao Miyazaki/Monkey Punch

Agora, que tal falar um pouco de suas obras mais inspiradoras e interessantes? Começando com um longa baseado em um dos mangás mais importantes da história, feito por Monkey PunchLupin III: Cagliostro no Shiro; conhecido com seu título nacional como Castelo de Cagliostro.

A história é uma dentre as várias aventuras do neto do maior ladrão do mundo, Arsene Lupin III e sua trupe de amigos. O filme começa após ele descobrir um esquema terrível envolvendo a nação de Cagliostro e sua família real. Junto de Jigen e Goemon, eles tentaram impedir o casamento forçado com a duquesa.

Esse filme é de tamanho prestigio e qualidade que é um dos ganhadores do Oofuji Noburou Award, um prêmio de animações japonês equivalente ao Oscar.

Além disso, esse filme não só tem a alma de algo feito por Miyazaki, como também é um ótimo capítulo na história de Lupin (que você pode conhecer através desse filme sem problemas).

Por fim, Miyazaki já foi animador e diretor de episódio nas primeiras séries de Lupin para a TV em 71, tendo uma grande jornada junto do personagem e esse filme expressa bem o carinho entre eles.

Kaze no Tani no Nausicaä
©Topcraft/Hayao Miyazaki

Passando para mais um ganhador do Oofuji Noburou Award, um dos trabalhos mais importantes da carreira de Miyazaki: Nausicaä no Vale do Vento, como ficou conhecido aqui no Brasil.

Na história, vemos um mundo pós-apocalíptico que vivenciou uma guerra nuclear chamada de 7 Dias de Fogo. Nausicaä é a princesa do Vale do Vento, um lugar que se mantém afastado das toxinas deixadas na terra.

Um dia, eles são atacados pela nação de Tolmekia, com objetivo de reviver uma das armas dos 7 Dias de Fogo. Assim, cabe a Nausicaä impedi-los e salvar seu reino.

De longe, uma das obras mais emblemáticas e só menos importante do que a última citada nesse post, Nausicaä é não só um dos primeiros filmes da carreira do homem, como também é um de seus mais premiados, ganhando o Oofuji Award em 85.

Nausicaä mostra bem todo o sentimento pró-naturalista que Miyazaki tem, já que viveu na época da Segunda Guerra e sua família trabalhava na criação de lemes para caças de combate.

A influência da guerra e seus males nesse filme é muito clara, tanto quanto outras importantes obras abordam o mesmo tema, mas Miyazaki faz isso de forma bela, delicada e muito fantasiosa. Enfim, com certeza, é um dos melhores filmes para se começar a assistir Miyazaki.

Mononoke Hime
©Ghibli/Hayao Miyazaki

Para finalizar nosso quadro hoje, agora sim, o mais importante filme da Ghibli, ganhador do prêmio da Academia Japonesa de melhor filme e também o longa com a maior bilheteria do ano de 1997: Mononoke Hime.

A história gira em torno do príncipe Ashitaka da tribo Emishi que sai de sua vila em busca de curar uma maldição em seu braço. Nessa viajem, ele acaba se envolvendo no conflito entre Eboshi, senhora da Cidade de Ferro que promove desmatamento, e a Princesa San, que quer salvar os espíritos da floresta.

Como dito antes, esse é o filme mais importante do estúdio Ghibli, junto de Chihiro, e não é por menos.

A qualidade de Mononoke Hime é absurda, invocando toda a alma e as técnicas aperfeiçoadas por Miyazaki, usando muitíssimo pouco de computação gráfica, sendo quase 100% animação 2D.

Para a época que foi feito, seu orçamento de 20 milhões de dólares o fez ser o filme mais caro da história japonesa de animação.

As mensagens pró-naturalistas e pacifistas que Miyazaki sempre tenta passar em suas obras, é feita de forma mais séria e talvez “brutal” nesse filme, mostrando consequências bem provocantes do impacto da guerra e sua expansão tecnológica na natureza.

Um filme obrigatório para qualquer um que goste de uma boa animação.

Veja mais recomendações

Visite os nossos parceiros! Nerd Sem Óculos, Animeverso e Blog LD

Posts relacionados

Dandadan: conheça mais sobre o peculiar mangá

Marcelo Almeida

Dr. Stone: 4 grandes momentos de Stone Wars

Wilson

5 obras que podem receber anime em breve

Marcelo Almeida
error: O conteúdo está protegido !!