Editorial Personagens

Rei Kiriyama: saiba mais sobre o protagonista de Sangatsu no Lion

©Chica Umino/Shaft

Rei Kiriyama é o protagonista de March Comes In Like a Lion (Sangatsu no Lion) de Chica Umino. Um personagem complexo que ao longo do anime passa por momentos traumáticos e inspiradores. No artigo de hoje, iremos analisar algumas das várias camadas deste personagem tão interessante.

A infância de Rei Kiriyama
Rei Kiriyama
©Chica Umino/Shaft

Rei teve uma infância muito traumática, fato que vai se revelando aos poucos através de flashbacks na história. Por ter sempre sido uma criança muito reclusa, passou muito tempo sem ter amigos.

Seus pais e sua irmãzinha mais nova morreram em um acidente de trânsito enquanto ele estava em uma excursão da escola, o que faz com que o personagem acabe sendo adotado por um amigo de seu pai, Masachika Kouda.

O sr. Kouda é um jogador profissional de shogi e, sob sua tutela, Rei se revela um verdadeiro prodígio. O garoto se destaca rapidamente nas competições, se tornando um jogador profissional de shogi ainda no Ensino Fundamental.

Todo esse talento, no entanto, acaba quebrando a paz no lar da família Kouda, já que Masachika passa a direcionar toda a sua atenção ao Kiriyama ao invés de seus dois filhos, Kyouko e Ayumu.

Kyouko em especial passa a nutrir uma profunda raiva por Rei, a quem ela agride verbal e fisicamente. Ao perceber o quanto a sua presença abala as relações familiares naquela casa, Rei decide se mudar e morar sozinho num apartamento.

Rei e o shogi
©Chica Umino/Shaft

Para quem não sabe, shogi se trata de um jogo de tabuleiro que é basicamente uma variante japonesa do xadrez. E por conta do fato do pai biológico de Rei ter sido um jogador de shogi, o garoto começou a jogar como uma forma de se aproximar de quem o pai havia sido. Vemos em suas narrações que, mesmo assim, o garoto não gostava tanto do jogo.

Através do shogi, ele se aproximou Masachika Kouda, seu pai adotivo, que logo percebeu o potencial de Rei. Após a morte dos pais do garoto, o sr. Kouda o adota não por um gesto de altruísmo para com o filho de seu amigo, mas sim para ter um aprendiz de shogi com grandes chances de sucesso. Não à toa, a pergunta que ele faz para Kiriyama antes de decidir adotá-lo é “você gosta de shogi?”, para a qual o garoto mente dizendo que “sim”.

O sr. Kouda tem a vida totalmente centrada no shogi e acaba criando um constante clima de competição entre Rei, Kyouko e Ayumu para ver quem entre eles se tornaria o melhor jogador. O que faz com que Kyouko e Ayumu sintam-se rejeitados por não alcançarem o nível do filho adotivo de seu pai, e Kiriyama se sinta cada vez mais sobrecarregado com a pressão de ser cada vez melhor.

Conforme cresce nos rankings, Rei passa a interagir quase que unicamente com adultos. A exceção é o também prodígio Harunobu Nikaidou que, ao melhor estilo battle shounen, se vê como rival e melhor amigo de Rei, apesar de inicialmente isso não ser recíproco.

Quando desiste de completar o Ensino Médio, a vida de Rei passa a ser dedicada exclusivamente ao shogi.

Rei e as irmãs Kawamoto
©Chica Umino/Shaft

As irmãs Kawamoto surgem na vida de Kiriyama no momento em que seu isolamento está em seu ápice. Vendo que sua vida está sendo consumida pelo shogi, ele volta à escola a fim de ter algo para se dedicar além das competições. Entretanto, ele continua recluso e todas suas interações sociais se resumem ao shogi.

Akari Kawamoto encontra Rei em frente ao bar em que ela trabalha, bêbado e abandonado por um colega de shogi que o levou até lá. Akari o leva para sua casa no distrito de Sangatsu, para cuidar dele durante aquela noite. Lá, Rei conhece também as duas irmãs mais novas dela – Hinata e Momo – e elas dizem para ele voltar quando quiser.

Mesmo com uma certa relutância, Kiriyama passa a frequentar a casa da família Kawamoto e cria um vínculo forte com as três irmãs. Elas passam a ser as únicas pessoas do seu convívio sem qualquer relação com o shogi e ele recebe delas o acolhimento e afeto que ele não tinha desde que seus pais morreram. Ainda assim, ele tem medo de “destruir” outra relação familiar como fez com a família Kouda, o que faz com que Rei tente manter um certo distanciamento que vai se desfazendo aos poucos.

Apesar de Akari ter sido a porta de entrada de Rei para a família Kawamoto, é com Hina que ele cria a relação mais forte. O otimismo de Hina é inspirador para o Rei, e quando Hina passa a sofrer bullying na escola, isso desperta nele uma vontade de protegê-la. Ao mesmo tempo em que ele admira a força de vontade da garota em enfrentar a situação, aos poucos os sentimentos fraternos de Rei dão lugar a sentimentos românticos.

Curiosidades
©Chica Umino/Shaft
  • Seu nome significa “zero” em japonês, algo que Kyouko usa no início do anime como forma de menosprezá-lo.
  • Rei é apenas a quinta pessoa a se tornar jogador de shogi ainda no Ensino Fundamental, o que gera muita expectativa em torno do seu futuro. Todas as outras quatro tornaram-se “mestres” e espera-se que Rei se torne um também.
  • O apartamento de Rei é quase totalmente vazio, contrastando com a residência das Kawamoto, que é tão cheia que elas sofrem com falta de espaço.
  • Onde assistir March Comes In Like a Lion? O anime está disponível para streaming na Netflix e na Crunchyroll.
  • Quantos episódios tem March Comes In Like a Lion? A série possui 44 episódios, divididos em duas temporadas.
  • Quantos volumes tem March Comes In Like a Lion? O mangá ainda está em publicação no Japão, atualmente contando com 15 volumes. Não há previsão de lançamento no Brasil.
  • Quando sai a terceira temporada de March Comes In Like a Lion? O anime adaptou até o capítulo 89 do mangá (metade do volume 9), não existindo ainda uma previsão de estreia de uma nova temporada.

Veja mais informações sobre outros personagens.
Visite os nossos parceiros! Nerd Sem ÓculosAnimeverso e Blog LD!

Posts relacionados

Monogatari series: conheça mais sobre Kanbaru Suruga

Marcelo Almeida

My Hero Academia: personagens que merecem mais destaque parte 2

Wilson

Monogatari Series: conheça mais sobre Mayoi Hachikuji

Marcelo Almeida
error: O conteúdo está protegido !!