Blog Editorial

Uma Musume Pretty Derby: um simulador de corridas bem divertido!

©Cygames

Depois de dois anos de adiamento, o jogo mobile de Uma Musume Pretty Derby finalmente ganhou vida com a volta da 2º temporada do anime.

Por mais que eu acreditasse que tudo podia dar errado por conta dos adiamentos, o jogo chegou muito bem feito, com uma ótima qualidade, não só gráfica, como também de jogabilidade.

As boas e velhas apostas

Começando pelo lado não tão positivo assim do jogo. Uma Musume Pretty Derby carrega o “velho esquema” de gachas, bem conhecido por quem já experimentou outros jogos mobile do gênero.

O jogo em si consegue ser relativamente justo, sempre dando moedas para você usar. Naturalmente, o quão promissora será a sua conta dependerá da sua sorte.

Como o gacha é dividido entre personagens e suportes (equipamentos do jogo), você tem aquela liberdade de ir atrás do que estiver mais precisando, sem correr o risco de desperdiçar recursos com coisas que não quer (por mais que não há certeza em tirar as melhores cartas sempre).

O lado negativo, para mim, é que o jogo basicamente exige que você tenha bons suportes, o que para jogadores F2P significa ter que abrir mão de conseguir personagens, já que os recursos são limitados.

Por conta disso, o jogo acaba sendo um pouco mais punitivo com quem não tem muita sorte. Ter bons resultados em ambos os gachas é importante, mesmo que os personagens em si não definam muito a dificuldade do jogo.

Vida de treinador

Por mais que o gacha não seja lá tão amigável quanto eu gostaria, uma coisa que me deixou bastante satisfeito com o jogo foi a gameplay.

Uma Musume Pretty Derby é um jogo de simulação de treinamento, então vale ressaltar que é um gênero um pouco especifico.

Você não controla as garotas durante a corrida. Tudo se resume em treiná-las nos status que achar mais apropriados, ensinar alguns habilidades importantes e assisti-las correndo.

Por mais que pareça algo simples, o jogo é extremamente complexo nisso, mostrando que um bom tempo foi investido para balancear cada status.

São diversos fatores para se considerar, como distância, clima, aptidão da garota e até mesmo o humor dela em cada corrida, o que torna as coisas bem estratégicas.

Vale dizer também que o fator sorte é  uma mecânica dentro do jogo, então é bem comum a garota prejudicar-se pela posição de largada; ou até por outros fatores, como uma oponente estar em um bom dia para correr.

Em outras palavras, para quem acha divertido jogos de simulação de corrida, Uma Musume Pretty Derby não deixa nada a desejar.

Visualmente incrível

Jogos de celular têm conseguido alcançar qualidades gráficas cada vez maiores e Uma Musume Pretty Derby é, sem sombra dúvidas, um grande exemplo disso.

Os modelos 3D’s das garotas foram muito bem feitos, com uma boa variação de roupas e animações de vitória — além das skills exclusivas terem ótimos efeitos visuais.

Outra coisa muito interessante é que o mundo do anime é expandido no jogo, então algumas garotas que tiveram muito pouco tempo de tela, ou mal foram mencionadas, ganham mais destaque e visibilidade.

O modo carreira que o jogo oferece também trás algumas histórias próprias, o que te ajuda a conhecer essas personagens que não foram tão bem aproveitadas.

Acessibilidade

Por fim, um ponto que não dá para deixar de lado é a localização do jogo.

Infelizmente, Uma Musume ainda está todo em japonês, e isso tem um preço muito alto, já que é importante saber o que cada skill faz e entender o que cada escolha pode gerar durante o modo carreira.

Claro, isso tudo pode-se aprender com um pouco de pesquisa em sites de apoio; além de se tornar natural memorizar qual escolha fazer durante a carreira das garotas. Contudo, para quem não tem muito contato com o idioma japonês, essa pode ser uma barreira bem grande para se superar.

Considerações finais

Uma Musume Pretty Derby é um jogo que me surpreendeu bastante por trazer um produto final acima da média.

A jogabilidade foi bem polida para se tornar divertida e desafiadora, além de trazer ótimos gráficos e um conteúdo original. Para quem gostou do anime, vale a pena dar um olhada e torcer para que a versão global do jogo não demore muito para sair.

Leia mais artigos da nossa aba de blog.
Visite os nossos parceiros! Nerd Sem ÓculosAnimeverso, Blog LD e Katsudon – Blog e Podcast

Uma Musume Pretty Derby tem Global?

Até o momento não.

Uma Musume Pretty Derby é um jogo gacha?

Sim. Afinal, é um jogo de sorte!

Posts relacionados

Mahou Shoujo: 5 animes subestimados de garotas mágicas

Wilson

Análise: Dr. Stone – Stone Wars

Matheus Boruto

Rei Kiriyama: saiba mais sobre o protagonista de Sangatsu no Lion

Wilson
error: O conteúdo está protegido !!