Glossário

David
©Bones/Kohei Horikoshi

Os entusiastas da indústria da animação sempre estão utilizando termos um pouco desconhecidos. Em nossos textos, por exemplo, é bem possível que você ache alguma palavra, relacionada a indústria, que nunca tenha visto.

O intuito desse glossário é resumir, em poucas palavras, os principais termos dentro da indústria da animação. É importante ressaltar que o nosso site está repleto de conteúdo mais aprofundado sobre cada tema, então, não hesite em procurar.

GLOSSÁRIO
0-9

2nd Key Animator (第二 原 画 / 第 2 原 画, Daini Genga): profissional responsável por fornecer o acabamento nos desenhos do key animator. Assim, ele complementa alguns detalhes que, muito provavelmente, o animador principal não pôde finalizar a tempo.

A

Assistente de produção (Production Assistance, 制作進行, Seisaku Shinkou): o dever deles é nada menos que assegurar que tudo vá de acordo com o — frequentemente insano — cronograma de produção. Nesse caso, de um episódio em específico.

B

Backgroung Artist (背景, Haikei): profissional responsável por desenhar os cenários.

D

Diretor (Director, 監督, Kantoku): ele está envolvido em toda a produção, desde a criação do roteiro até a checagem dos storyboards e da animação. Como líder do projeto, qualquer coisa importante deve passar pelo aval dele, assim como todas as decisões artísticas primárias. Ele também deve saber administrar o projeto de modo a não deixar que ele saia dos trilhos, tendo de ter a noção do que é e do que não é viável fazer com a equipe que ele tem em mãos.

Diretor de Animação (Animation Director, 作画 監督, sakuga kantoku): profissional responsável por assegurar a consistência dos desenhos, fazendo correções neles quando necessário. A presença deles é essencial, já que vários animadores são necessários para um episódio, e é improvável que todos tenham o mesmo estilo e qualidade. 

Diretor de Arte  (Art Director, 美術 監督, bijutsu kantoku): profissional responsável por gerenciar o setor de background art da série, determinando o estilo geral que os cenários irão seguir.

Diretor de Episódio (Episode Director, 演出, Enshutsu): eles fazem, basicamente, as mesmas coisas que o diretor geral, só que de forma “micro”; em apenas um episódio específico. É dever deles interpretar e assegurar que o storyboard de um episódio seja passado para a tela com sucesso. 

F

Fotografia (撮影, Satsuei): também conhecida como composição, consiste no pós-processamento das cenas. Profissionais creditados com esse papel são os responsáveis por coisas como juntar personagens, cenários e efeitos; além de assegurar uma boa mescla de 3DCG e 2D, e aplicar eventuais filtros. 

I

In-Between Animator (動画, Douga): profissional responsável por completar os espaços faltando entre as key animations, resultando, de forma definitiva, na ilusão de movimento. Apesar de ostentarem os piores salários da indústria e serem frequentemente ignorados, não haveria animação sem eles.

K

Key Animator (原 画, Genga): profissional responsável por fazer os momentos-chave das cenas; ou seja, desenham o início, o final e todos os momentos importantes de cada corte animado. Em suma, são os animadores principais.

L

Layout (レイアウト): está explícito, nos layouts, a posição de “câmera” no momento e a disposição dos personagens e dos cenários na cena. Além disso, possui notas e apontamentos para setores como os de arte e de fotografia. 

O

Outsourcing: consiste na terceirização (parcial ou total) de algum episódio para outro(s) estúdios.

P

Pintura (Painting, 仕上げ, Shiage): profissionais creditados com esse papel são os responsáveis por pintar os desenhos (afinal, não é papel dos animadores colorir as cenas).

S

Sakuga (作画): Termo utilizado pelos fãs de animação no ocidente para se referir a uma cena muito bem animada.

Storyboard (絵コンテ, Ekonte): consistem em projeções desenhadas que servem para a visualização de como os acontecimentos serão passados, quadro a quadro, para a tela. 

 

error: O conteúdo está protegido !!